O Cruzeiro tem protagonizado grandes vexames na Copa Sul-Americana de 2025. O time celeste acumula três derrotas consecutivas no Grupo E do torneio. A mais recente foi para o Palestino, por 2 a 1, na noite desta quinta-feira (24), no Estádio Francisco Sánchez Rumoroso, em Coquimbo, no Chile, pela 3ª rodada.
Após o revés fora de casa, o técnico Leonardo Jardim afirmou que se sente envergonhado pela campanha da equipe no torneio. O Cruzeiro é o lanterna da chave, com nenhum ponto somado.
“Nos sentimos envergonhados por aquilo que produzimos nesta Sul-Americana, três jogos e três derrotas. Não há nada que nos esconda”
Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro
“Nós, quando digo nós, estou me incluindo à frente do grupo, nossa produtividade foi muito abaixo do que poderíamos ter dado”, completou.
Jardim também disse que acreditava que os jogadores escolhidos para a partida contra o Palestino seriam capaz de corresponder às expectativas. O treinador escolheu poupar alguns atletas que vinham sendo titulares em virtude de desgaste físico.
“Não estou satisfeito, porque acreditava que, mesmo com esses jogadores, a gente ia ter outra produtividade. Não estamos conseguindo. No campeonato (Brasileiro) melhoramos bastante, mas na Sul-Americana não conseguimos dar essa volta de chave. O Cruzeiro tem que ser competitivo em todas as competições. É por esse objetivo que estou aqui”, completou.
Os laterais-direitos William e Fagner e o meio-campista Matheus Pereira ficaram em Belo Horizonte. Eles foram preservados para evitar possíveis lesões.
Jardim também também tirou o zagueiro Lucas Villalba, os volantes Lucas Silva e Christian, além dos atacantes Wanderson e Kaio Jorge.
Campanha vexatória do Cruzeiro na Sul-Americana
Com o resultado negativo diante do Palestino, o Cruzeiro se afundou de vez na lanterna da chave. O time mineiro acumula três derrotas consecutivas e nenhum ponto somado.
A primeira delas foi por 1 a 0 para o Unión Santa Fe, no 15 de Abril, em Santa Fe, na Argentina, pela 1ª rodada. Já a segunda foi por 2 a 1 para o Mushuc Runa, do Equador, em pleno Mineirão, em Belo Horizonte, pela 2ª rodada.
+ Leia também: Lautaro desperdiça chances, Cruzeiro perde para o Palestino e se complica
Nesta quinta-feira (24), o Cruzeiro até deu mostras de que seria capaz de vencer seu primeiro jogo no torneio, mas só pareceu. Dominante na etapa inicial, o time foi ‘castigado’ com o gol do Palestino.
Aos 39’, depois de ter perdido grande chance com Lautaro Díaz, que saiu cara a cara com o goleiro e tentou driblá-lo, os chilenos abriram o placar em um chute de fora da área de Benítez. A bola desviou no caminho e enganou Cássio.
No segundo tempo, em um cruzamento de Wanderson pelo lado esquerdo, Eduardo subiu mais alto que a marcação e, de cabeça, deixou tudo igual para o Cruzeiro. O tento foi anotado aos 32′. Mas a alegria não durou muito.
Apesar da reação do Cruzeiro, o Palestino voltou a ficar à frente pouco tempo depois. Aos 40′, após cobrança de escanteio, Junior Arias resvalou de cabeça, a bola desviou em Kaio Jorge e Cássio aceitou. No lance anterior, o goleiro do Cruzeiro já havia saído de forma estranha do gol.
Tabela do Grupo E da Sul-Americana
- 1º) Mushuc Runa-EQU – 9 pontos (três vitórias) e +5 gols de saldo
- 2º) Palestino-CHI – 6 pontos (duas vitórias e uma derrota) e +2 gols de saldo
- 3º) Unión Santa Fe-ARG – 3 pontos (uma vitória e duas derrotas) e -4 gols de saldo
- 4º) Cruzeiro – 0 ponto (três derrotas) e -3 gols de saldo

