O Cruzeiro teve mais posse de bola, criou as melhores chances do jogo, mas perdeu para o Palestino na noite desta quinta-feira (24), por 2 a 1, no Francisco Sánchez Rumoroso, em Coquimbo, no Chile. Jonathan Benítez e Kaio Jorge (contra) marcaram para os mandantes, enquanto Eduardo descontou para time celeste. O duelo foi válido pela 3ª rodada do Grupo E da Copa Sul-Americana.
Após três rodadas, o Cruzeiro segue na lanterna da chave e sem sequer pontuar. O Palestino, por sua vez, se manteve na segunda colocação do grupo, com seis pontos. O Mushuc Runa, do Equador, é o líder isolado, com nove pontos, enquanto o Unión Santa Fe, da Argentina, ocupa a terceira posição, com três pontos.
Próximo jogo do Cruzeiro
Agora, o Cruzeiro volta a se concentrar na Série A do Campeonato Brasileiro. No domingo (27), às 18h30 (de Brasília), o time celeste receberá o Vasco, no Parque do Sabiá, em Uberlândia, pela 6ª rodada da competição.
Quais foram os destaques positivos?
Titulares do Cruzeiro pela primeira vez na temporada, o volante Murilo Rhikman e o meia Rodriguinho fizeram boas atuações. Com intensidade, a dupla foi importante tanto defensiva quanto ofensivamente. O camisa 75, inclusive, esteve perto de marcar dois gols no primeiro tempo da partida.
Ao lado de Murilo, Walace, contestado pela torcida desde o ano passado, também foi importante para a proteção da zaga do Cruzeiro no duelo. O volante roubou bolas na faixa central e deu segurança ao time no setor.
“Barrado” por Leonardo Jardim nos últimos jogos do Campeonato Brasileiro, Gabi também teve boa movimentação e, em uma delas, deixou Lautaro Díaz na cara do gol ainda no primeiro tempo. No entanto, o argentino desperdiçou uma chance claríssima.
Quais foram os destaques negativos?
Embora seja voluntarioso, Lautaro voltou a pecar nas tomadas de decisão nesta quinta (24). A grande chance desperdiçada antes do gol do Palestino, aos 38 minutos do primeiro tempo, custou caro, especialmente com a desvantagem do time celeste na saída para o vestiário. Antes, ele já havia parado no goleiro chileno aos 10 minutos, após belo passe de Gabigol.
Quem também teve desempenho aquém do esperado foi Dudu, que voltou a ser titular após uma sequência como reserva no Brasileirão. O camisa 7 ficou muito preso à marcação no lado esquerdo e pouco participou da construção das jogadas.
O jogo
Dominante durante toda a primeira etapa, o Cruzeiro foi “castigado” com o gol do Palestino na reta final dos 45 minutos iniciais. Aos 39’, depois de ter perdido grande chance com Lautaro Díaz, que saiu cara a cara com o goleiro e tentou driblá-lo, os chilenos abriram o placar em um chute de fora da área de Benítez. A bola desviou no caminho e enganou Cássio.
Vale lembrar que, antes disso, aos 10’, Lautaro também parou no goleiro Pérez após passe de Gabigol. Rodriguinho quase marcou duas vezes em chutes com a perna esquerda. A primeira foi na sobra da jogada de Lautaro, aos 10’, quando Jason León tirou a bola em cima da linha. Na segunda, aos 32 minutos, em finalização colocada, o meia do Cruzeiro errou o alvo por muito pouco.
Na volta para o segundo tempo, o Palestino quase ampliou logo aos 3 minutos. Ceza lançou Marabel em profundidade, que passou de Jonathan Jesus, mas tirou demais de Cássio. A bola tirou tinta da trave.
Com quatro mudanças de uma só vez no ataque, o Cruzeiro foi para cima do Palestino. Aos 32′ do segundo tempo, em um cruzamento de Wanderson pelo lado esquerdo, Eduardo subiu mais alto que a marcação e, de cabeça, deixou tudo igual.
Apesar da reação do Cruzeiro, o Palestino voltou a ficar à frente pouco tempo depois. Aos 40′, após cobrança de escanteio, Junior Arias resvalou de cabeça, a bola desviou em Kaio Jorge e Cássio aceitou. No lance anterior, o goleiro do Cruzeiro já havia saído de forma esquisita do gol.
Palestino 2×1 Cruzeiro
Palestino
Sebastián Pérez; Vicente Espinoza, Antonio Ceza, Cristián Suárez e Jason León; Julián Fernández, Ariel Martínez e Joe Abrigo (Junior Arias, aos 32’2ºT); Junior Marabel, Bryan Carrasco e Jonathan Benítez (Pablo Parra, aos 20’2ºT). Técnico: Lucas Bovaglio
Banco de reservas: Sebastián Salas; Nicolás Meza, Ian Garguez, Dilan Zúñiga, José Bizama, Benjamin Soto, Dilan Salgado, Benjamín Araneda e Gonzalo Tapia.
Cruzeiro
Cássio; Lucas Romero, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus e Kaiki (Kaio Jorge, aos 17’2ºT); Walace, Murilo Rhikman (Eduardo, aos 31’2ºT), Rodriguinho (Kaique Kenji, aos 17’2ºT) e Dudu (Marquinhos, aos 17’2ºT); Lautaro Díaz (Wanderson, aos 16’2ºT) e Gabigol.
Banco de reservas: Léo Aragão e Otávio; Lucas Villalba, Janderson, Lucas Silva, Christian e Dinenno.
Gols: Jonathan Benítez, aos 39’1ºT, e Kaio Jorge (contra), aos 40’2ºT (Palestino); Eduardo, aos 37’2ºT (Cruzeiro)
Cartões amarelos: Nicolás Meza, aos 48’2ºT, e Junior Marabel, aos 51’2ºT (Palestino)
- Motivo: 3ª rodada do Grupo E da Copa Sul-Americana
- Data e horário: 24 de abril de 2025 (quinta-feira), às 21h30 (de Brasília)
- Local: Francisco Sánchez Rumoroso, em Coquimbo, no Chile
- Árbitro: Mathias de Armas (URU)
- Assistentes: Pablo Llarena e Agustín Berisso (URU)
- VAR: Diego Dunajec (URU)

