Sem vitórias nas duas primeiras partidas da fase de grupos da Copa Sul-Americana, contra Unión Santa Fe-ARG, fora de casa, e Mushuc Runa-EQU, no Mineirão, o Cruzeiro terá que melhorar muito o rendimento para avançar às oitavas de final da competição.
+ Veja a tabela completa da Copa Sul-Americana
O Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais calculou, a pedido do Central da Toca, que o clube celeste tem apenas 4,1% de chance de terminar a fase de grupos na liderança do Grupo E. Hoje, a Raposa ocupa o 4ª lugar da chave.
De acordo com o regulamento da Sul-Americana, apenas o primeiro colocado de cada grupo se garante nas oitavas de final.
“A derrota para o Muschuc Runa pesa muito por ter sido dentro de casa. Se o Cruzeiro melhorar o desempenho, aumentam as chances de conseguir um segundo lugar do grupo”, avaliou o professor Gilcione Costa em entrevista à reportagem.
Se conseguir fechar a fase de grupos na segunda colocação, o Cruzeiro terá direito a disputar os playoffs das oitavas de final. De acordo com a UFMG, o clube celeste tem 13.8% de chance de alcançar essa posição.
Os playoffs são disputados entre os segundos colocados de cada chave e os terceiros da fase de grupos da Copa Libertadores. Os oito vencedores desses duelos enfrentam os primeiros colocados dos grupos da Sul-Americana nas oitavas.
Se somadas as chances de o Cruzeiro fechar a fase de grupos na primeira colocação e na segunda, o cálculo aponta que o clube celeste tem 17,9% de chance de avançar na competição e não ser eliminado já na fase de grupos.
“Como o Cruzeiro ainda não pontuou na competição e apenas um time se classifica diretamente, as chances realmente estão pequenas”, pontuou o matemático.
Foco no Palestino
O próximo compromisso do Cruzeiro na Sul-Americana será nesta quinta-feira (24), quando o time comandado por Leonardo Jardim medirá forças com o Palestino, do Chile, considerada a equipe mais forte da chave.
A partida pela 3ª rodada do Grupo E está marcada para as 21h30, no estádio Francisco Rumoroso, em Coquimbo, distante 460km da capital Santiago.
As chances do Grupo E, do Cruzeiro, na Sul-Americana
Chances de liderança (vaga direta nas oitavas)
- Mushuc Runa, do Equador – 55.2%
- Unión Santa Fé, da Argentina – 21.6%
- Palestino, do Chile – 19.1%
- Cruzeiro – 4.1%
Chances de vice-liderança (vaga nos playoffs das oitavas)
- Palestino, do Chile – 33.3%
- Unión Santa Fe, da Argentina – 28.0%
- Mushuc Runa, do Equador – 24.9%
- Cruzeiro – 13.8%
Chances totais (1ª ou 2ª colocação do grupo)
- Mushuc Runa, do Equador – 80,1%
- Palestino, do Chile – 52,4%
- Unión Santa Fe, da Argentina – 49,6%
- Cruzeiro – 17,9%

