Em busca de um maior equilíbrio do time, o técnico Leonardo Jardim afirmou, nesse domingo (20), após a derrota para o Bragantino no Campeonato Brasileiro, que pretende dar oportunidades ao meia Rodriguinho e a outros jovens do Cruzeiro em breve. Porém, conforme o português, o momento da equipe pede cautela antes de lançá-los.
Na coletiva pós-jogo, o treinador voltou a destacar o seu prestígio por atletas da base, mas ressaltou que, diante da instabilidade do Cruzeiro, a comissão técnica precisa ter a maturidade necessária para não queimar os crias da Toca. O mesmo se aplica a Rodriguinho, que, segundo o técnico, tem treinado bem.
Ao falar sobre o tema, Jardim relembrou que alguns destaques do sub-20 do Cruzeiro foram recém-integrados ao elenco principal. O volante Murilo Rhikman e o atacante Kaique Kenji, por exemplo, foram opções diante do Bragantino.
“Eu sou daqueles que gostam de apostar nos jovens. O futuro do clube passa por ter uma mescla grande de jovens jogadores. Estamos colocando aos poucos para trabalhar com o elenco”, disse.
“O Kauã Prates, o Murilo, o Janderson, o Kaique (Kenji). São jogadores com potencialidades e que queremos lançar de uma forma saudável. Não é neste momento que vamos colocá-los e passar a responsabilidade para eles”
Leonardo Jardim, sobre cautela com jovens da base do Cruzeiro
Responsabilidade dos reforços
De acordo com Leonardo Jardim, no momento, o seu foco principal é melhorar o desempenho dos reforços contratados em 2025. Com folha superior aos R$ 20 milhões, o Cruzeiro ainda não emplacou na temporada.
“Primeiro, os contratados têm que mostrar o porquê de estarem no clube. Em segundo lugar, com certeza, aos poucos, os jovens estão se ambientando para, no futuro, não tremerem. Nosso objetivo não é eles se assustarem e fazerem mal. O objetivo é mantê-los e, aos poucos, ganharem um espaço dentro do elenco e, depois, entre os 11”, completou o português.
Impacto na tabela
Com o revés para o Bragantino, o time comandado por Leonardo Jardim caiu da quinta para a sétima posição no Brasileirão, com sete pontos. Se tivesse vencido, o Cruzeiro teria entrado no G4.
Próximo jogo do Cruzeiro
Após o duelo com o Bragantino, o Cruzeiro vai se preparar para enfrentar o Palestino-CHI. A partida será na quinta-feira (24), às 21h30 (de Brasília), no Francisco Rumoroso, em Coquimbo, no Chile, pela 3ª rodada da Copa Sul-Americana.
O Cruzeiro iniciará a preparação na manhã de terça-feira (22), às 10h (de Brasília), na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte. O elenco celeste terá um descanso programado nesta segunda (21).

