Apresentado oficialmente como reforço do Grêmio nesta segunda-feira (14), Marlon revelou um bastidor antes da saída do Cruzeiro. O lateral-esquerdo afirmou que teve uma conversa franca com Leonardo Jardim, técnico da Raposa, explicando os motivos pelos quais decidiu não continuar no clube celeste.
Em entrevista coletiva concedida no CT do Grêmio, Marlon agradeceu Jardim pelo período de convivência no Cruzeiro. De acordo com o defensor de 27 anos, o treinador português queria que o atleta permanecesse em Belo Horizonte.
“O professor Leonardo Jardim me ajudou bastante nesse período (de 40 dias de treino após a eliminação do Cruzeiro no Campeonato Mineiro). Ele não se preocupava só com o time em si, mas com os jogadores também, em melhorar a performance deles. Ele me passou muitas coisas que eu vou levar para a minha carreira”, iniciou.
“Ele é um cara que eu agradeço muito, até porque ele queria minha permanência em Minas. Mas eu disse para ele os motivos que me faziam sair do clube naquele momento, a oportunidade que eu estava tendo de vir para o Grêmio e a realização de um sonho”
Marlon, lateral-esquerdo do Grêmio
Marlon só recebeu quatro oportunidades sob o comando de Jardim no Cruzeiro. Dessas, duas foram como titular.
O lateral foi emprestado pelo Cruzeiro logo após a derrota por 2 a 1 para o Mushuc Runa, do Equador, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 2ª rodada do Grupo E da Copa Sul-Americana. A data da cessão antecedeu o fechamento da janela extra.
+ Leia mais: Emprestado pelo Cruzeiro, Marlon avalia chegada ao Grêmio: ‘Estou onde me querem’
Segundo apuração do Central da Toca, o acordo de empréstimo prevê opção de compra por parte do Grêmio caso Marlon atinja 20 partidas até dezembro. O gatilho contratual prevê pagamento de 3,5 milhões de euros (cerca de R$ 23 milhões) ao Cruzeiro pelos direitos econômicos do jogador.
Se essa meta de jogos for alcançada, o lateral-esquerdo será transferido em definitivo e assinará um contrato por três temporadas com o clube gaúcho.
Momento de Marlon
Marlon vinha sendo alvo de muitas críticas por parte da torcida, principalmente após a eliminação celeste na semifinal do Campeonato Mineiro.
Na oportunidade, o defensor cometeu um pênalti nos minutos finais do empate por 1 a 1 com o América-MG, no Independência, em Belo Horizonte. No entanto, foi ‘salvo’ por Cássio, que defendeu a cobrança. Na disputa por pênalti, Marlon desperdiçou a terceira cobrança do Cruzeiro. Ele chutou rasteiro para fora. A bola passou longe do gol.
Depois disso, Marlon foi alvo de uma ação criminosa. Um manequim com a camisa do lateral foi pendurado em um viaduto de BH. Na roupa também tinha tinta vermelha espalhada representando sangue.
Marlon pelo Cruzeiro
Marlon chegou ao Cruzeiro em 10 de março de 2023. Na oportunidade, foi um investimento feito pela gestão de Ronaldo Fenômeno à frente da SAF. Ele estava no Ankaragücü, da Turquia, mas assinou contrato definitivo até o fim de 2024.
Na primeira temporada na Raposa, Marlon se tornou um dos destaques do time. O defensor fez 41 jogos, marcou três gols e deu três assistências. Ele foi considerado um dos melhores na posição no Campeonato Brasileiro daquele ano.
Em 2024, no entanto, não teve o mesmo desempenho. Marlon passou a ser bastante criticado pela torcida celeste pelas oscilações. Mesmo assim, disputou 52 jogos, marcou um gol e deu quatro assistências.
Ainda em março do ano passado, Marlon renovou com o Cruzeiro até 31 de dezembro de 2026. À época, o jogador já era muito assediado por outros clubes.
A temporada atual de Marlon não é das melhores. O camisa 3 perdeu a titularidade após a saída de Fernando Diniz e não teve grandes atuações quando acionado. Em 2025, ele atuou em sete compromissos.

