Conforme adiantado pelo Central da Toca na semana passada, Kauã Prates será promovido ao profissional do Cruzeiro. O lateral-esquerdo de 16 anos, no entanto, não participará do treinamento comandado pelo técnico Leonardo Jardim, na manhã desta segunda-feira (14), na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte.
Kauã ganhou folga nesta segunda. Ao lado do zagueiro Vitor Hugo e do volante Felipe Morais, o defensor foi campeão do Sul-Americano Sub-17, disputado na Colômbia, pela Seleção Brasileira.
O trio desembarcou no Aeroporto Internacional de Confins, em BH, nesta manhã. Logo em seguida, os jovens foram recebidos pelos companheiros das categorias sub-16 e sub-17 e membros da comissão técnica, na Toca da Raposa I.
O momento foi compartilhado pelo próprio Cruzeiro nas redes sociais.
“De volta e com a medalha no peito! Felipe de Morais, Kauã Prates e Vitor Hugo, campeões com a Seleção Brasileira no Sul-Americano Sub-17, desembarcaram em Belo Horizonte, nesta segunda-feira, e foram recebidos pelos companheiros e comissão técnica. Os crias da Toca representaram demais”, escreveu.
Sendo assim, Kauã passará a ficar à disposição de Jardim nos treinos nesta terça-feira (15). O horário da atividade no CT celeste ainda não foi divulgado.
Após o empate por 1 a 1 com o São Paulo, no Morumbis, nesse domingo (13), pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro deu início à preparação para o próximo compromisso. A equipe mineira enfrentará o Bahia, nesta quinta-feira (14), às 21h30, no Mineirão, pela 4ª rodada.
+ Leia mais: Adversário do Cruzeiro na Sul-Americana anuncia saída de técnico
Opções de Jardim
Após a saída de Marlon, que foi emprestado ao Grêmio até dezembro deste ano, o técnico Leonardo Jardim tem à disposição no elenco Kaiki e Lucas Villalba, que podem atuar na lateral esquerda.
Até a próxima janela para inscrições no futebol brasileiro, que será aberta apenas em 2 de junho, o Cruzeiro decidiu seguir com os dois jogadores citados e Kauã Prates.
Quem é Kauã Prates?
Mesmo aos 16 anos, com idade para atuar no sub-17, Kauã Prates foi titular do Cruzeiro Sub-20 na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano. A Raposa acabou eliminada nas quartas de final para o campeão São Paulo.
O jovem atleta, que está na base do Cruzeiro desde 2022, também integrou a Seleção Brasileira Sub-20, mesmo tendo idade para jogar na categoria anterior. Ele foi convocado para um período de treino na Granja Comary, em Teresópolis, no Rio de Janeiro, no fim de 2024.
Em 2025, Kauã chegou a ser relacionado pelo Cruzeiro para uma partida da equipe profissional. Ele esteve na relação de Wesley Carvalho, então técnico interino, na goleada da Raposa por 4 a 1 sobre o Itabirito, pelo Campeonato Mineiro, no fim de janeiro.
Kauã foi um dos oito jogadores inscritos pelo Cruzeiro no Campeonato Brasileiro. Ele integrou a lista inicial ao lado dos goleiros Otávio e Vitor Lamounier, dos zagueiros Bruno Alves e Janderson, dos meio-campistas Murilo Rhikman e Nicolas Pontes, além do atacante Kaique Kenji.
O nome do lateral-esquerdo também está na lista enviada à Conmebol para a disputa da fase de grupos da Copa Sul-Americana.

