Adversário do Cruzeiro na 2ª rodada do Grupo E da Copa Sul-Americana, o Mushuc Runa fará apenas sua segunda partida fora do Equador na história. O modesto clube, no entanto, tem jogadores em seu elenco com experiência internacional. Cinco atletas do atual elenco já atuaram no Brasil.
O jogador com maior rodagem no futebol brasileiro é o atacante Carlos Orejuela, que defendeu Ferroviária-SP, Chapecoense e Azuriz-PR, respectivamente. O veterano de 32 anos somou 28 jogos, um gol e quatro assistências durante as temporadas de 2022 a 2024.
Bryan Angulo atuou menos jogos em relação ao compatriota e atual companheiro de Mushuc Runa, mas teve números melhores. Em 2022, o atacante foi contratado pelo Santos e fez 24 apresentações, anotou cinco tentos e deu um passe decisivo.
O ponta-esquerda Cristian Penilla ‘abriu caminho’ para Orejuela na Chape. Ele defendeu as cores do Verdão 14 vezes em 2017, quando foi emprestado pelo Pachuca, do México.
+ Leia também: Contra o Cruzeiro, Mushuc Runa disputará seu segundo jogo fora do Equador na história
Destaque na Seleção Boliviana, Luís Haquin teve uma rápida passagem pela Ponte Preta no ano passado. Emprestado pelo Bolívar, o zagueiro disputou 13 partidas e deu uma assistência.
O último jogador do Mushuc Runa com passagem pelo futebol brasileiro é o atacante Bruno Miranda. O boliviano de 27 anos foi cedido pelo Bolívar ao Guarani em 2022. Ele fez apenas quatro jogos pelo Bugre.
Cruzeiro x Mushuc Runa
Cruzeiro e Mushuc Runa se enfrentarão nesta quarta-feira (9), às 21h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte. O time mineiro estreou com derrota por 1 a 0 para o Unión Santa Fe, da Argentina, e está na lanterna do Grupo E, enquanto os equatorianos venceram o Palestino, do Chile, por 3 a 2 e lideram, com três pontos.
O Mushuc Runa não tem nenhum desfalque para a partida, que será apenas a segunda da história do clube fora do Equador.
O técnico paraguaio Ever Almeida deve mandar a campo a seguinte formação: Rodrigo Formento; Kevin Peralta, Luis Haquín, Dennis Quintero, Bryan Bentaberry e Ángel Gracia; Stiven Tapiero, Nicolás Dávila, Cristian Penilla e Carlos Orejuela; Renny Sinisterra.

