A Conmebol definiu, na manhã desta segunda-feira (7), a arbitragem para a estreia do Cruzeiro como mandante na Copa Sul-Americana. A equipe celeste enfrentará o Mushuc Runa, do Equador, nesta quarta-feira (9), às 21h30, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 2ª rodada do Grupo E.
Mario Díaz de Vivar (PAR) foi o escolhido pela entidade para apitar a partida. Ele será auxiliado pelos assistentes Eduardo Britos (PAR) e Juan Benitez (PAR). O VAR será responsabilidade de Ulises Mereles (PAR).
Este será o primeiro compromisso internacional do Cruzeiro apitado pelo árbitro. Ainda como VAR, ele já se envolveu em uma polêmica contra os mineiros na derrota por 2 a 0 para o Boca Juniors, na Bombonera, em Buenos Aires, na Argentina, no jogo de ida das quartas de final da Copa Libertadores de 2018.
Na oportunidade, Mario Díaz sugeriu ao árbitro Eber Aquino a revisão de uma possível agressão do zagueiro Dedé no goleiro Esteban Andrada. A indicação acabou se concretizando no cartão vermelho direto ao defensor cruzeirense.
No lance em questão, Dedé acertou uma cabeçada acidental no arqueiro xeneize.
Dias depois, a Conmebol reconheceu o erro da arbitragem e anulou a expulsão de Dedé. Dessa forma, o zagueiro ficou disponível para o jogo da volta, em Belo Horizonte.
Cruzeiro estará atento com a arbitragem
A arbitragem será um ponto de atenção do Cruzeiro. Isso porque o time estrelado está na bronca com a atuação do árbitro Marcelo de Lima Henrique (RJ) na derrota por 3 a 0 para o Internacional, no Beira-Rio, em Porto Alegre-RS, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro, nesse domingo (6).
Marcelo de Lima expulsou o zagueiro Jonathan Jesus por uma falta em Wesley na entrada da área. O Cruzeiro passou a jogar com um atleta a menos desde os 20 minutos do primeiro tempo.
+ Leia também: CBF divulga áudio do VAR na expulsão de Jonathan em Inter x Cruzeiro; ouça
Analista de arbitragem da TV Globo, o ex-juiz Paulo Cesar de Oliveira avaliou que Marcelo de Lima Henrique errou na marcação. Ele não viu falta no lance, o que teria sido um erro grave do árbitro.
A marcação do responsável pelo apito também foi confirmada por Daiane Muniz, que estava no VAR. Ela sequer chamou o árbitro para a revisão da jogada.
Na partida desta quarta, o Cruzeiro não terá o apoio de seu torcedor no Gigante da Pampulha. O clube foi punido pela Conmebol com um jogo de portões fechados por não respeitar a proibição do uso de sinalizadores no estádio na competição do ano passado.
Cruzeiro na Sul-Americana
O Cruzeiro vem de derrota na estreia da Sul-Americana. O time mineiro perdeu por 1 a 0 para o Unión Santa Fe, no Estádio 15 de Abril, em Santa Fé, na Argentina, na 1ª rodada do grupo.
Inoperante no ataque, a Raposa segurou o empate fora de casa até o minuto final. No entanto, em uma bola de escanteio mal rebatida pela zaga, Diego Armando Díaz chutou no canto direito e marcou o único tento do duelo.
Com a derrota, o Cruzeiro encerrou a rodada na lanterna da chave.
Mushuc Runa na Sul-Americana
O time equatoriano vive momento melhor na Sula. Venceu o Palestino por 3 a 2 na estreia e lidera o Grupo E, com os mesmos três pontos do Unión Santa Fe.
O Mushuc Runa, no entanto, leva vantagem em relação ao time argentino no número de gols marcados (três contra um).

