Leonardo Jardim surpreendeu e relacionou, pela primeira vez, o meio-campista Murilo Rhikman, de 19 anos, para um jogo do Cruzeiro.
A reportagem do Central da Toca e da Samuca TV flagrou o jovem no embarque da delegação para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Rhikman será opção do técnico português para o duelo diante do Inter, pela 2ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. A partida está marcada para as 18h30 deste domingo (6), no Beira-Rio.
+ Leia também: Sem Matheus Pereira, Cruzeiro fecha preparação para enfrentar o Inter pelo Brasileirão
Conforme antecipou a reportagem na última semana, Murilo é um dos oito jovens atletas da base inscritos pelo Cruzeiro na lista do Campeonato Brasileiro.
Além dele, estão na relação inicial enviada à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) os goleiros Otávio e Vitor Lamounier, o lateral-esquerdo Kauã Prates, os zagueiros Bruno Alves e Janderson, o meio-campista Nicolas Pontes e o atacante Kaique Kenji.
Quem é Murilo Rhikman?
Natural de Brasília, Murilo chegou ao Cruzeiro ainda muito novo. Os primeiros registros do meio-campista nos sites de estatísticas de futebol de base são em 2022, quando estava na equipe sub-17. Na oportunidade, fez 26 apresentações.
Em 2023, Murilo disputou apenas nove jogos no sub-17 e um no sub-20.
Já em 2024, o volante foi um dos principais destaques do Cruzeiro no título mineiro e no vice-campeonato brasileiro. Ao todo, foram 43 partidas e um gol marcado na temporada passada.
Murilo Rhikman em 2025
Na última semana, Rhikman assinou novo contrato com o Cruzeiro, até dezembro de 2028. Ele recebeu um aumento salarial, o que elevou também o valor da multa para o mercado nacional.
O volante é peça fundamental no esquema tático do técnico Luciano Dias no time sub-20. Em 2025, ele já entrou em campo 10 vezes – sendo sete na Copa São Paulo de Futebol Júnior (Copinha) e outras três no Campeonato Brasileiro da categoria – e deu uma assistência.
A última partida de Murilo foi na vitória celeste por 2 a 1 sobre o América-MG, na Toca I, na última quarta-feira (26), pela 3ª rodada do Brasileirão.
Nesta temporada, antes de ser observado por Jardim, o jovem meio-campista já havia treinado sob o comando de Fernando Diniz, demitido do Cruzeiro em janeiro.

