Ex-diretor de negócios do Cruzeiro, Lênin Franco anunciou, nesta quarta-feira (2), que deixou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Por meio das redes sociais, o profissional afirmou que ele tomou a própria decisão de se desligar da entidade máxima do futebol brasileiro.
Segundo Lênin Franco, a saída da CBF foi feita com convicção. No texto publicado em sua conta no Instagram, o ex-dirigente do Cruzeiro agradeceu aos companheiros de CBF pelos quase dois anos vividos na instituição.
“Esperei passar o 1º de abril, pra que ninguém achasse que era brincadeira. Rsrs. Hoje, interrompo a minha passagem pela CBF. Tomar a decisão de pedir pra sair nunca é fácil. O futebol é minha paixão, e trabalhar na CBF foi um privilégio. Mas a vida nos coloca diante de escolhas e, hoje, com convicção, sigo por um caminho diferente, alinhado com aquilo em que acredito e com meus objetivos de vida”, iniciou.
“Foram 18 meses de muita entrega, aprendizados e momentos inesquecíveis dentro da CBF. Tenho um carinho enorme por todas as pessoas que fizeram parte dessa jornada comigo—tanto as que permanecem na casa quanto as que já passaram: colegas de trabalho, atletas, comissão técnica e todos que, nos bastidores, fazem o futebol acontecer”, completou Lênin.
Em outra parte do agradecimento, Franco também relembrou momentos marcantes dentro da CBF.
“Nesse tempo, vivi muitas experiências e participei de grandes projetos. Eu poderia citar vários momentos marcantes: a renovação do contrato da Nike (o maior da história), campanhas como “Brasil com S” e a de ancestralidade de Vini Jr., a emoção de participar do anúncio do Brasil como sede da Copa 2027, a convivência na Copa América… Enfim, muitos momentos bons—e só isso quero levar comigo”, ressaltou.
Passagem pela CBF
Ao longo de sua passagem pela CBF, Lênin Franco dirigiu o Departamento de Marketing da CBF na gestão de Ednaldo Rodrigues. Quando foi contratado, em setembro de 2023, ele assumiu a vaga deixada pelo espanhol Lorenzo Perales.
Carreira de Lênin Franco
Antes mesmo de chegar ao Cruzeiro, onde foi campeão da Série B do Campeonato Brasileiro sob a gestão de Ronaldo, e à CBF, Lênin Franco foi gerente comercial do Bahia de 2013 a 2021. Depois, teve uma passagem pelo Botafogo, entre 2021 e 2022, como diretor comercial.

