Acostumado a disputar e a conquistar torneios continentais, o Cruzeiro inicia a sua trajetória na Copa Sul-Americana nesta terça-feira (1º), às 19h (de Brasília), contra o Unión Santa Fe. O duelo será disputado no Estádio 15 de Abril, em Santa Fé, na Argentina.
De olho na primeira vitória na fase de grupos, o Cruzeiro poderá ampliar a sua fama de “carrasco” de argentinos. Isso porque, entre os brasileiros, o time celeste é quem mais venceu os hermanos, com 43 triunfos em 93 jogos oficiais na história. O levantamento é do site OGol, especializado em estatísticas de futebol.
Atrás do Cruzeiro, com certa distância, Flamengo, Grêmio e São Paulo dividem o segundo posto com mais vitórias em duelos com argentinos, com 31 resultados positivos.
Vítimas do Cruzeiro
Na estreia da Sul-Americana, o Unión Santa Fe pode se tornar o 13º argentino a perder na história para o Cruzeiro. Os demais times da lista, mas já com a inclusão de amistosos, são: Independiente, River Plate, Boca Juniors, San Lorenzo, Racing, Vélez Sarsfield, Argentinos Juniors, Belgrano, Rosario Central, Estudiantes, Huracán e Lanús.
Somente três argentinos que já entraram em campo contra o Cruzeiro nunca saíram derrotados: Chacarita Juniors, Atlético Tucumán e San Martín.
Retrospecto geral
No geral, o Cruzeiro já entrou em campo 109 vezes contra argentinos, com 53 vitórias, 18 empates e 38 derrotas, um aproveitamento de 54,12%.
O argentino que o Cruzeiro mais enfrentou ao longo da história é o Boca Juniors, com 18 confrontos.
Top 10 contra argentinos
- Cruzeiro: 43 vitórias em 93 jogos oficiais
- Flamengo: 31 vitórias em 70 jogos oficiais
- Grêmio: 31 vitórias em 71 jogos oficiais
- São Paulo: 31 vitórias em 79 jogos oficiais
- Palmeiras: 26 vitórias em 59 jogos oficiais
- Santos: 21 vitórias em 54 jogos oficiais
- Atlético-MG: 21 vitórias em 43 jogos oficiais
- Internacional: 12 vitórias em 30 jogos oficiais
- Corinthians: 12 vitórias em 51 jogos oficiais
- Fluminense: 11 vitórias em 59 jogos oficiais
Fonte: OGol

