Revelação da base do Cruzeiro, Otávio ainda não recebeu nenhuma chance no time profissional. O goleiro de 19 anos é a terceira opção na meta celeste, atrás de Cássio e Léo Aragão, e ainda não está no radar do técnico Leonardo Jardim.
Em entrevista à TV Cruzeiro, na semana passada, o treinador português revelou que teve uma conversa com o jovem arqueiro. Ele pediu que Otávio fosse relacionado para um jogo do sub-20 no Campeonato Brasileiro da modalidade para ganhar ritmo.
“O Otávio já não jogava há quatro meses. Eu o coloquei um pouco no jogo que fizemos contra o Pouso Alegre e não gostei. Mas o Otávio é um goleiro de qualidade. Se um atleta não joga por um período muito longo, ele perde qualidade”
Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro
Essa decisão partiu do próprio Jardim, que não gostou da atuação de Otávio na vitória celeste por 3 a 2 sobre o Pouso Alegre, em jogo-treino na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, durante a ‘intertemporada’.
Otávio participou de um tempo de 30 minutos da atividade e sofreu os dois gols do Cruzeiro.
“Não acredito que só treinando os atletas evoluem. Eu tenho uma experiência de vida e sei que todos os atletas que chegaram ao auge em bom nível, todos eles, dos 20 aos 23 anos, jogaram. Não ficavam só treinando”, acrescentou.
Planos de Jardim para Otávio e outros jovens
Jardim revelou quais são os planos para Otávio no Cruzeiro. O treinador quer que o goleiro ganhe mais ritmo de jogo e, por isso, deve atuar com maior frequência no sub-20. O mesmo se aplica para outros jovens que estão treinando com os profissionais.
“Todos os jovens talentos tem que jogar. Por isso, nós aqui no Cruzeiro, mesmo que eles estejam treinando com a equipe principal, tem a obrigação de jogar no sub-20 para rodar. Há duas semanas, levei o Janderson para jogar 30 minutos contra o Botafogo no jogo-treino”, concluiu.
A ordem de Jardim começou a valer na semana passada, quando Otávio foi titular do Cruzeiro na vitória por 2 a 1 sobre o América-MG, na Toca I, em BH, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20.
Otávio viajou para a Argentina
Otávio foi relacionado por Jardim para o duelo contra o Unión Santa Fé, pela 1ª rodada do Grupo E da Copa Sul-Americana. O goleiro viajou com o grupo para a Argentina, onde as equipes se enfrentarão nesta terça-feira (1º), às 19h, no Estádio 15 de Abril.
Apesar de ter viajado, Otávio deve ser cortado do banco. Cássio e Léo Aragão são as opções mais prováveis.

