Apesar de não ter sido dominante como o torcedor esperava, o Cruzeiro já deu uma resposta em termos de resultado após a ‘intertemporada’ na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte. Com o brilho de suas duas maiores contratações para a temporada, o time celeste venceu o Mirassol por 2 a 1, na noite deste sábado (29), no Mineirão, pela 1ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Pressionada, a equipe mineira conseguiu escapar em velocidade e armar ótima trama no ataque. Aos 13 minutos, o lateral-direito William acertou belo cruzamento para o meio da área. A bola passou por toda a defesa do Mirassol até chegar em Dudu. O atacante só teve o trabalho de empurrar para o fundo do gol e abrir o placar.
Em vantagem no placar, o Cruzeiro passou administrar mais a bola. Em outro avanço, aos 21′, William apareceu novamente pelo lado direito e cruzou na entrada da área. O atacante Gabigol escorou de perna esquerda e mandou a bola no canto esquerdo do goleiro Muralha para ampliar a vantagem.
Brilhou também a estrela de Cássio. O goleiro defendeu a cobrança de pênalti de Reinaldo antes do fim do primeiro tempo.
Nos acréscimos da etapa incial, a insistência do Mirassol foi recompensada. O lateral-direito Lucas Ramon se antecipou a marcação de Gamarra e completou cruzamento de cabeça para diminuir.
Com a vitória, o Cruzeiro somou seus primeiros três pontos na competição e assumiu a quarta posição provisoriamente. A rodada será concluída nesta segunda-feira (31).
Próximos jogos do Cruzeiro
O Cruzeiro agora volta suas atenções para a estreia na Copa Sul-Americana. O time mineiro enfrentará o Unión Santa Fé, nesta terça-feira (1ª), às 19h, no Estádio 15 de Abril, em Santa Fé, na Argentina, pela 1ª rodada do Grupo E.
A próxima partida da Raposa no Brasileirão será no dia 6 de abril (domingo), às 18h30, contra o Internacional. As equipes duelarão no Beira-Rio, em Porto Alegre-RS, pela 2ª rodada do Brasileirão.
Destaque positivo
O grande destaque positivo do Cruzeiro na partida foi William. O lateral deu duas assistências e apareceu muito bem no ataque em outras ocasiões. Aos 10′ do segundo tempo, ele quase marcou um belo gol.
Destaque negativo
Apesar de ter participado da construção do primeiro gol celeste, Walace não fez um bom jogo. O volante vacilou no tempo de bola em algumas jogadas, levou um cartão amarelo cedo no duelo e foi substituído na volta do intervalo.
O jogo
O primeiro tempo teve de tudo um pouco. O Cruzeiro iniciou pecando muito na saída de bola, principalmente com os volantes Matheus Henrique e Walace. No entanto, conseguiu ser efetivo no ataque nas poucas chances que teve.
Aos 13′, após boa trama do sistema ofensivo, William acertou belo cruzamento para o meio da área. A bola passou por toda a defesa do Mirassol até chegar em Dudu. O atacante só teve o trabalho de empurrar para o fundo do gol: 1 a 0.
Em vantagem no placar, o Cruzeiro passou administrar mais a bola. Em outro avanço, aos 21′, William apareceu novamente pelo lado direito e cruzou para dentro da área. Dessa vez, quem apareceu para completa foi Gabigol.
O camisa 9 celeste escorou de perna esquerda e mandou a bola no canto esquerdo, sem chance de defesa para o goleiro Muralha: 2 a 0.

Depois disso, só deu Mirassol. O time paulista dominou a posse de bola e incomodou bastante. Aos 41′, Mateo Gamarra – substituto de Jonathan Jesus na partida – empurrou Danielzinho dentro da área e cometeu pênalti.
Reinaldo foi o encarregado da cobrança. O lateral-esquerdo chutou no canto esquerdo, mas Cássio defendeu.
Nos acréscimos, a insistência do Mirassol foi recompensada. O lateral-direito Lucas Ramon se antecipou a marcação de Gamarra e completou cruzamento de cabeça: 2 a 1.
Na etapa final, o Cruzeiro passou a ter a bola mais perto do gol adversário, mas sem levar tanto perigo a Muralha. Por sua vez, o Mirassol tentou contra-atacar pelo lado esquerdo, com Clayson, nas costas de William.
Edson Carioca quase empatou para o Mirassol, aos 23′. O atacante subiu livre de marcação e cabeceou para o chão. No entanto, a bola foi na direção de Cássio.
No fim, o Cruzeiro suportou a pressão adversária e conseguiu sair de campo com sua primeira vitória no campeonato.
CRUZEIRO 2 X 1 MIRASSOL
Cruzeiro
Cássio; William, Fabrício Bruno, Mateo Gamarra e Kaiki; Walace (Lucas Romero, no intervalo) e Matheus Henrique; Wanderson (Lucas Silva, aos 25’2ºT), Dudu (Marquinhos, aos 37’2ºT), Kaio Jorge (Matheus Pereira, aos 24’2ºT) e Gabigol (Bolasie, aos 45’2ºT). Técnico: Leonardo Jardim
Mirassol
Alex Muralha; Lucas Ramon, João Victor, Jemmes e Reinaldo; Neto Moura (José Aldo, aos 25’2ºT), Danielzinho e Chico Kim (Matheus Davó, aos 31’2ºT); Maceió (Edson Carioca, aos 14’2ºT), Clayson (Luiz Filipe, aos 32’2ºT) e Iury Castilho (Fabrício Daniel, aos 25’2ºT). Técnico: Rafael Guanaes
- Gols: Dudu, aos 13’1ºT, Gabigol, aos 21’1ºT (Cruzeiro); Lucas Ramon, aos 47’1ºT (Mirassol)
- Cartões amarelos: Matheus Henrique, Walace, Lucas Romero, Cássio (Cruzeiro); Jemmes, Reinaldo, Edson Carioca (Mirassol)
- Público: 40.837 torcedores
- Renda: R$ 2.089.452,00
- Motivo: 1ª rodada do Campeonato Brasileiro
- Data e horário: 29 de março de 2025, às 18h30
- Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
- Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
- Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ)
- VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)

